Galáxias

gifdavialactea.gif (29873 bytes)

 

O Que são galáxias?
Galáxias são conjuntos de poeira cósmica, estrelas e planetas agrupados e unidos pela gravidade. Galáxia é um sistema astral composto de diferentes corpos celestes, sobretudo estrelas e planetas, com matéria gasosa dispersa e animado por movimento harmonioso. O Universo é formado por 100 bilhões de galáxias. As maiores galáxias são formadas por mais de 100.000.000.000 (100 milhões de estrelas). As galáxiasa se movem no espaço. Seus corpos estão muito afastados entre si. Quando uma das galáxias cruzam com as outras, as estrelas nem chegam a se chocar.


Por que Via Láctea?
A nossa galáxia é a Via Láctea que recebeu esse nome que significa "caminho leitoso", por ser vista branca de longe, por causa de suas inúmeras estrelas e vista de perfil, parece um caminho de leite.


Classificação das galáxias
Segundo seu aspecto externo e sua geometria aparente, as galáxias podem ser classificadas em três tipos principais:
(1) Galáxias elípticas ou circulares, que são designadas pela letra E e um número compreendido entre zero e sete, com o qual é expressa a excentricidade da elipse, isto é, a diferença relativa entre seu raio maior e o menor.
(2) Galáxias espirais, geralmente com um núcleo central de onde partem as lâminas da hélice da espiral. Se são normais, distinguem-se com a letra S, enquanto a designação SB se emprega quando seu núcleo possui a forma de uma barra, o que ocorre com galáxias menos desenvolvidas. Esses códigos seguem-se das letras a, b ou c, que indicam a abertura das espirais.
(3) Galáxias irregulares, designadas como Irr.
A técnica de classificação morfológica das galáxias ainda é algo primitiva, em virtude de seu caráter meramente descritivo.